Viajar

10 coisas que aprendi no Chile

O Chile é um destino certeiro para os amantes do vinho. O país é divido em X regiões produtoras. E algumas são facilmente acessíveis de carro a partir de Santiago. Aproveitei uma viagem em família à Capital, Vina del Mar e Valparaíso para esticar até a região central e conhecer o Vale do Colchágua, uma das mais importaantes regioes produtoras da bebida. Fiquei instalada na cidade de Santa Cruz, onde ocorria a festa da Vindima e onde há várias vínicolas para todos os perfis e gostos. Desta experiência fiz uma lista do que aprendi. Confira:

1. Há vinhos ruins mesmo no Chile. E muitos chegam para nós aqui no Brasil.

2. Depois de experimentar uma infinidade de vinhos da Festa da Vindima de Santa Cruz, tive ainda mais certeza de que o carménère figura entre os meus tintos preferidos.

3. Quando não souber o que servir ou não conhecer o gosto do convidado, escolha o Merlot. Ele é encorpado, tem menos taninos que um Cabernet Sauvignon, por exemplo, e vai bem com carnes, aves, peixes, queijos e massas.

4. Uvas para produção dos vinhos brancos Chardonnay e Sauvignon Blanc normalmente são colhidas à noite pelos produtores do Vale do Colchágua para preservar a acidez.

5. As frutas para produção de vinho são deliciosas. Sempre imaginei que fossem horríveis.

6. Não é só a Argentina que sabe fazer Malbec, o Chile também tem excelentes rótulos.

7. Vinho vai bem até com espetinho de carne e frango, portanto, não são apenas menus especiais que casam com a bebida. Liberte-se e tome vinho com o que desejar.

8. As uvas não são lavadas porque a pruina (camada/pozinho branco que cobre a casca) é fundamental para o processo de fermentação.

9. Nem todas as vinícolas são child friendly. Pesquise bem, se for viajar com crianças.

10. Vale a pena gastar um pouco mais e almoçar em algum bistrô dentro da vinícolas. Além da comida assinada por chefs de renome em algumas delas, a experiência de comer olhando para videiras cercadas de montanhas e na companhia de pessoas especiais compensa o custo. Os vinhos naturalmente são mais em contas do que em um restaurante fora.

Author

Author description